Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Blog

NOC, SOC e SIEM: O que são e como operam para a segurança da sua empresa. 

Quando se fala em cibersegurança, muito se ouve sobre os termos NOC, SOC e SIEM. Apesar de terem algumas semelhanças e muitas vezes operarem em conjunto, eles exercem  funções diferentes na segurança da sua empresa.  

Confira abaixo o significado de NOC, SOC e SIEM e como trabalham para proteger os seus dados. 

NOC  

A sigla NOC é derivada de Network Operation Center, ou em tradução livre: Centro de Operações de Rede. Como o próprio nome sugere, o NOC é a junção de estruturas e profissionais que trabalham para o monitoramento de eventos relacionados à tecnologia da informação de uma determinada rede.  

Tudo aquilo que diz respeito à disponibilidade e à performance da rede fica sob responsabilidade do NOC. No qual os profissionais contam com o auxílio de um software poderoso. Esse software consegue captar dados da rede em tempo real para então trabalharem no acompanhamento da mesma.  

No NOC, a equipe fica em constante busca por atividades atípicas na rede, fazendo ajustes técnicos que têm como finalidade a prevenção e a solução de problemas que podem vir a surgir a qualquer momento; por isso seu funcionamento é ininterrupto.  

Uma característica da dinâmica de trabalho do Centro de Operações de Rede é a forma como os problemas são categorizados. Classificados por níveis, o time escala em ordem crescente a gravidade do problema surgido e a partir daí, trabalham em uma resposta. Por exemplo, um problema de hardware, que pode ser simplesmente resolvido com a ajuda de um técnico, seria classificado como nível 1. Um problema mais profundo no software, poderia ser um nível 3. Essa é apenas uma das formas como a equipe do NOC distribui seu trabalho, sempre garantindo que a solução será feita de forma adequada. 

De forma geral, podemos concluir que a função do NOC é garantir que a rede funcione bem e sem interrupções.  

SOC  

O SOC (Security Operation Center), ou Centro de Operações de Segurança, diz respeito à junção de estruturas e profissionais que trabalham para o monitoramento de eventos relacionados à cibersegurança de uma rede. Sua funcionalidade é semelhante a do NOC, como explicamos acima.  

Todo o processo de prevenção, detecção e respostas a incidentes também são feitos no SOC; a diferença é que nesse modelo estamos falando sobre um trabalho acerca da cibersegurança, e não da performance da rede como é o caso do NOC. Apesar da semelhança, os profissionais que operam no SOC e no NOC têm atribuições bem diferentes, que requerem um conhecimento específico para cada área.  

É importante que sua empresa trabalhe tanto com o SOC, quanto com o NOC, pois problemas em cibersegurança podem afetar sua performance de rede e vice-versa. 

Vale apontar que, apesar de algumas empresas maiores terem esse centro integrado à sua estrutura, é mais comum encontrarmos os serviços do SOC sendo feitos de forma remota. 

SIEM  

A sigla SIEM (Security Information and Event Management), em português, quer dizer Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança. A solução SIEM capta dados de logs gerados e a partir deles fornece relatórios sobre as atividades que acontecem no espaço de TI da sua empresa.  

Se algum log de atividade for programado para ser categorizado como suspeito, o SIEM conta com um mecanismo automatizado para gerar alertas sobre essa atividade. A partir daí, a solução também trabalha na resposta a esse possível ataque, com uma interface que dispõe de elementos que facilitam a sua identificação, assim como a tentativa de conter a violação no momento em que ela acontece, o que minimiza os danos. 

E qual a importância desse trabalho para a minha empresa? 

Essa solução é fundamental para a cibersegurança da sua empresa. A partir delas, sua resposta para incidentes será bem mais rápida ou quase instantânea. Quando falamos em ataques, precisamos considerar que tudo acontece de forma extremamente rápida. Sendo assim, quanto mais ágil e eficiente for a sua resposta, menos sua rede sentirá os impactos do ataque. 

Como as soluções NOC, SOC e SIEM operam em conjunto para a cibersegurança da minha empresa? 

Em primeiro lugar, devemos entender que o SIEM é solução integrada ao SOC. Dessa forma, o profissional que trabalha no Centro de Operações de Segurança faz o uso de diversas soluções. Uma dessas soluções é o SIEM, que também é uma das mais importantes. É válido apontarmos que normalmente um SOC não opera sem a presença de um SIEM. 

Logo, ao contratar um SOC as a service é fundamental certificar-se de que ele trabalha com a SIEM. A solução deve garantir à sua empresa visibilidade nítida de dados, automação, rapidez e escalabilidade. Só assim seus dados e ativos farão parte de uma rede de cibersegurança confiável. A performance do trabalho de um pode interferir na do outro. Sendo assim, é fundamental que hajam serviços de NOC integrados.

Sem as soluções adequadas, seus dados ficam desprotegidos e expostos a ataques externos. Sendo assim, os hackers podem até mesmo se passar por seus funcionários e cobrir seus traços. Ausência delas pode fazer com que o processo de detecção e reparo de danos leve até 8 meses. 

Para que seus dados fiquem seguros, é necessário contar com uma solução eficiente e de qualidade.  

A sua equipe de TI precisa de ajuda com a detecção de ameaças, respostas e identificação de ataques? Se a resposta for “sim” busque por soluções assertivas. Soluções que ofereçam através de uma análise avançada e machine learning uma dinâmica rápida. Procure uma solução que  forneça informações, dados de múltiplos ambientes, e dessa forma detecte eventos suspeitos em tempo real.  

Além disso, ela deve  entregar dados de forma robusta para consulta. Dessa forma você conseguirá direcionar melhor o foco do seu time. Pense, com o tempo otimizado, ele não precisará dispor de energia para desempenhar o trabalho da SIEM de forma manual.  

 Está nítida a importância do NOC, SOC e SIEM? 

A Teletex possui expertise no setor de cibersegurança e conta com soluções inteligentes que fornecem aos analistas de segurança uma visão ampla das ameaças, permitindo que façam uma triagem mais rápida e eficiente.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como podemos ajudar na proteção da sua rede.