Compartilhe este conteúdo:

Durante a crise, várias empresas adotaram o trabalho remoto para respeitar o isolamento social.  Só que esse modelo de trabalho também trouxe desafios quanto à proteção de dados na empresa. Não à toa, soluções que visam tornar o Home Office seguro estão em alta.

A verdade é que muitas organizações não estavam preparadas para adotar esse modelo de trabalho

Algumas delas precisaram adaptar processos logísticos. Outras refletiram sobre a comunicação para manter a fluidez do trabalho. E a maioria teve que buscar soluções para garantir a integridade e confiabilidade na troca e manuseio de informações sensíveis.

Neste artigo falaremos especificamente sobre isso. Abordaremos os riscos dessa nova modalidade e como manter o home office seguro, tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Continue lendo e veja como manter seu negócio protegido.

Quais os riscos em manter o colaborador em Home Office?

Com processos e sistemas sólidos, muitas empresas possuem uma infraestrutura que garante sua segurança interna. Contudo, se o assunto é o trabalho remoto, os números não são tão animadores.

Segundo a Avast, 58% dos colaboradores ativos disseram que não receberam orientações para trabalhar remotamente, nem suporte tecnológico com essa finalidade.

Esse dado mostra bem o risco assumido pelas companhias que, sem as devidas medidas de segurança, apresentam vulnerabilidades contra ciberataques.

O aumento das tentativas de phishing, por exemplo, reflete bem esse cenário.

Recentemente, a Check Point Security rastreou e-mails sobre o Coronavírus enviados por hackers que se passavam pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As mensagens foram enviadas em massa para diversos funcionários ao redor do mundo que, mal orientados quanto às políticas de segurança, serviram como porta de entrada para o roubo de dados.

Na Itália, um dos países mais impactados pela doença, o e-mail atingiu cerca de 10% das organizações.

Vantagens de garantir a segurança no Home Office

Analisando os riscos, é fundamental buscar medidas de segurança que mantenham a integridade dos dados durante o trabalho remoto.

Fazendo isso, tanto a empresa quanto os colaboradores, conseguem extrair muitos benefícios. Entre eles, os principais são:

Aumento da produtividade 

Vários processos precisam ser interrompidos quando um empreendimento sofre um ciberataque. Computadores ficam parados, algumas ações precisam migrar para outros softwares, rotinas comuns necessitam de modificações etc.

Um home office seguro não sofre com esses problemas, pois as medidas protetivas diminuem drasticamente a possibilidade de invasões. Isto é, a organização não tem que recorrer a longas interrupções e o andamento dos processos não é prejudicado.

Diminuição do risco do vazamento de informações 

O vazamento de dados críticos da companhia é o grande problema a ser evitado.

No entanto, sabendo que no modelo home office é mais difícil saber como os funcionários estão utilizando seus computadores e manuseando as informações da empresa, é importante trabalhar com ferramentas e processos que garantam a proteção de dados.

Somente adotando boas práticas seu negócio estará seguro frente às ameaças cada vez mais recorrentes.

Melhor gestão de riscos 

Políticas de segurança eficientes e bem documentadas permitem que as empresas tenham mais facilidade para estudar os riscos e possíveis ameaças.

Por meio delas, toda tentativa de invasão cibercriminosa ao ambiente corporativo é detectada, fazendo com que sistemas emitam alertas, relatem a situação e as documentem.

Sistemas de proteção na nuvem, por exemplo, fornecem atualizações constantes contra as mais recentes ameaças.  Dessa forma, mesmo que os cibercriminosos tentem invadir, fica muito difícil infiltrar um home office seguro.

Como proteger os colaboradores e garantir a segurança da empresa?

A maioria das empresas sempre sobreviveu com seus data centers bem seguros no âmbito físico.

Entretanto, os dados mostrados ao longo deste artigo reforçam a ideia que ainda é necessário um melhor preparo para modelo de home office. É preciso procurar novas alternativas para que nenhum problema de segurança afete a rotina dos negócios.

Entre elas, as ferramentas SIG (Secure Internet Gateway) surgem como solução ideal. Com ela, os usuários estão protegidos dentro e fora da rede corporativa, estejam eles conectados à internet ou não.

Essa rede de segurança ainda se estende a outros dispositivos que possam estar conectados na casa dos colaboradores. Afinal, todo tráfego é apontado para essa ferramenta, proporcionando toda logística necessária para um home office seguro.

Conheça o Cisco Umbrella e garanta um Home Office seguro

O Cisco Umbrella é uma solução SIG que dispõe de toda proteção que você procura. Esse software foi feito a partir da expertise de especialistas em detecção de ameaças do mundo inteiro.

Com tecnologia de ponta, o Cisco Umbrella proporciona um home office seguro, pois consegue distinguir e identificar endereços, e-mails, arquivos etc., que contenham possíveis ameaças. Feito isso, ela bloqueia o acesso imediatamente para que nenhum sistema seja invadido.

A base de ataques da solução também é constantemente atualizada. Sua engenharia faz updates automáticos para que todos estejam protegidos em todas as situações.

Ainda é importante dizer que a ferramenta ficou disponível 100% do tempo desde que foi criada, em 2006. Logo, sempre manteve empresas e home offices seguros abaixo do seu “guarda-chuva”.

O Cisco Umbrella é facilmente integrável com softwares instalados no seu ambiente. E, como está inteiramente disponível na nuvem, ele facilita a implantação em qualquer sistema.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a solução! 

Rafael Santos | Gerente de Pós-Venda