Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Blog

Autenticação de Acessos: proteja sua rede de forma prática e rápida

Escute esse conteúdo! Aperte o play.

Autenticação de acessos: você sabe a importância desse procedimento para a proteção dos dados da sua empresa?

Graças à democratização do acesso à internet, as nossas ações estão cada vez mais digitais e isso inclui a forma de trabalhar. Hoje, não existe um local definido para realizarmos nossas atividades profissionais. Podemos nos conectar a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Dessa maneira, o grande desafio é como manter a cibersegurança.  

A segurança da informação tornou-se um tema essencial para empresas de todos os setores. Lacunas na proteção podem ser aproveitadas por hackers para obter acesso a dados confidenciais da sua empresa e dos seus clientes.  

Uma das preocupações que surgem é sobre o controle de acesso à rede. Soluções que aumentam a segurança no momento de acesso  podem diminuir as chances de ataques cibernéticos e reduzir o risco ao qual sua empresa está exposta. Um modelo de segurança efetivo estabelece confiança em usuários e dispositivos por meio de autenticação e monitoramento contínuo de cada tentativa de acesso, com políticas de segurança personalizadas que protegem todos os aplicativos. 

O que é controle de acesso à rede? 

O controle de acesso à rede é uma  solução que ajuda a aumentar a cibersegurança, limitando a disponibilidade de recursos e dados que os usuários podem ter acesso. Nessa solução é executado o princípio do menor privilégio, que diz que um usuário só deve ter acesso ao que for estritamente necessário para realização do trabalho. 

Uma solução de controle de acesso à rede convencional realiza funções como autenticação de acessos e autorização para usuários em potencial, confirmando as informações de login. 

Os dados que podem ser acessados por usuários individuais são restringidos, esse tipo de solução também pode regular e restringir o que os usuários individuais podem fazer depois de se conectarem. 

Para a proteção de dados, as senhas não são suficientes? 

As senhas não são suficientes para proteger os seus dados, quando roubadas são uma porta aberta para cibercriminosos.  

Senhas fracas ou inseguras são utilizadas em 81% dos ciberataques. Nas empresas, os funcionários costumam usar senhas mais simples e fracas e isso aumenta o risco de invasões. De acordo com um estudo da Microsoft Research, o usuário médio tem 6,5 senhas e cada uma delas é compartilhada entre 3,9 sites diferentes. Cada usuário tem cerca de 25 contas que exigem senhas e digita uma média de 8 senhas por dia. 

A instrução e treinamento de funcionários pode ajudar a diminuir os números de ataques, mas são necessárias outras ações como uma autenticação de acessos que exija uma prova adicional da identidade do usuário. Dessa maneira, os criminosos cibernéticos não são capazes de usarem credenciais roubadas para acessarem ou roubarem seus dados.  

Como garantir que o usuário é realmente quem diz ser? 

Parta sempre do princípio do Zero trust , ninguém está fora de suspeita. O Zero trust requer que as empresas tenham visibilidade dos usuários e de seus dispositivos à medida que acessam os aplicativos. Aplique o mesmo raciocínio baseado em confiança a cada ponto de acesso, esse procedimento tornará mais difícil o acesso de invasores. Segmente recursos, use fatores de autenticação fortes, adicione criptografia e marque  dispositivos conhecidos e confiáveis. Não existe uma solução mágica para a segurança dos dados, porém essas práticas serão capazes de dificultar a vida de quem deseja acessá-los indevidamente. 

Pensando nesses desafios, a Cisco criou a solução Duo Security, com ela é possível realizar uma autenticação multifatorial adaptável (MFA), o que reduz proativamente o risco de violação de dados. As identidades dos usuários são verificadas e você tem visibilidade sobre todos os dispositivos e pode aplicar políticas flexíveis para proteger o acesso a todas as aplicações. 

Essa solução permite que seus usuários acessem seus sites locais, aplicativos da web e servidores SSH sem se preocupar com o gerenciamento de credenciais VPN, ao mesmo tempo que adiciona segurança de login com o Duo Prompt. 

Em síntese, o Duo fornece uma  autenticação forte do usuário e a verificação e visibilidade da segurança do dispositivo. Esta solução oferece uma capacidade de impor uma política de acesso consistente de usuário e dispositivo para acesso VPN, reduzindo assim o risco de violações de dados.  

A Teletex, que possui a certificação Cisco Gold Partner, oferece a solução perfeita para proteger o seu negócio, entre em contato com nossa equipe!